Por que utilizar a inteligência artificial no atendimento ao cliente?

Entender o conceito de inteligência artificial é fundamental para qualquer empresa que queira se modernizar e, principalmente, melhorar o atendimento ao cliente.

É considerada uma das tecnologias mais importantes da atualidade e consegue modificar consideravelmente muitos processos internos nas companhias.

Organizações dos mais variados portes e segmentos estão investindo nessa ferramenta, que traz soluções variadas e que ajudam a formar o diferencial competitivo que todo negócio precisa.

Existem muitos benefícios para as corporações que fazem uso da inteligência artificial, indo muito além de processos de automação mecânica, pois também envolve questões cognitivas e máquinas com capacidade de aprendizado.

Por conta disso, os recursos tecnológicos conseguem realizar tarefas repetitivas e numerosas, permitindo que os colaboradores se dediquem a atividades estratégicas, além de colaborar com as tomadas de decisões.

Usar a tecnologia é uma necessidade hoje em dia, desde soluções mais simples até as mais complexas, e o melhor é que as empresas podem escolher aquelas que mais atendem suas necessidades e estejam de acordo com sua realidade.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de inteligência artificial, por que utilizar no atendimento ao cliente e quais são as vantagens trazidas por ela.

Entenda o que é inteligência artificial

Inteligência artificial (IA) é a aplicação de recursos tecnológicos para simular a capacidade humana relacionada à inteligência, como algoritmos, sistemas de aprendizado, redes neurais e muitos outros.

Um exemplo é o raciocínio e a percepção do ambiente, além da habilidade para tomar decisões estratégicas para as corporações.

Em linhas gerais, ao utilizar a inteligência artificial, uma empresa de exame demissional CLT conta com soluções tecnológicas que realizam atividades de maneira inteligente.

As máquinas aprendem por si mesmas, por meio de sistemas de aprendizado capazes de analisar grandes volumes de informações, ampliando o conhecimento dos recursos aplicáveis.

Também é considerado como um campo da ciência que estuda, desenvolve e emprega máquinas que realizam tarefas que, originalmente, seriam trabalhadas por pessoas.

Dentre as tecnologias mais utilizadas estão o machine learning, deep learning e processamento de linguagem neural. Dentro das empresas, pode ser usada em diferentes setores, como:

  • Financeiro;
  • Recursos humanos;
  • Marketing;
  • Produção;
  • Atendimento ao cliente.

No que diz respeito ao atendimento ao cliente, existem muitas razões para investir nesta tecnologia.

Por que usar IA no atendimento ao cliente?

Como falamos anteriormente, a inteligência artificial faz uso de diferentes recursos para funcionar, como machine learning, redes neurais, linguagem natural, internet das coisas, e assim por diante.

Por conta disso, traz muitas facilidades para atendimento ao cliente, e uma das razões para aplicar esta tecnologia nesse setor é a possibilidade de trabalhar com uma estratégia omnichannel.

Muitos outros recursos, como robô assistente, se encaixam às tendências e necessidades do consumidor moderno, que cada vez mais exige informação em tempo real e quer se conectar com as marcas.

A IA permite a compreensão da linguagem humana e as regras que devem ser utilizadas em cada canal, preservando o nível de experiência vivenciado pelo consumidor.

Outra razão é a automatização de processos, perguntas, informações e outras transações comuns no atendimento.

Com isso, a companhia consegue reduzir os custos operacionais, aumentar a produtividade da equipe, o número de vendas e melhorar a capacidade de solucionar problemas.

Um dos aspectos do atendimento ao cliente que mais incomodam os consumidores é o tempo de espera, algo que também pode ser solucionado com a ajuda da inteligência artificial.

A organização consegue atender a várias pessoas ao mesmo tempo, em qualquer hora do dia ou da noite. O cliente fica mais satisfeito porque o recurso também gera empatia e pode trabalhar estratégias de fidelização durante o atendimento.

A inteligência artificial suporta uma grande quantidade de dados, mas sem comprometer a velocidade do sistema.

Isso se dá por meio da combinação de informações obtidas pelas corporações integradas a ferramentas, como o CRM, funcionando de maneira simples e barata, sem perder a capacidade de atender as necessidades dos clientes.

Por fim, uma empresa de aluguel aparelho depilação a laser deve usar a inteligência artificial para evoluir continuamente.

Cada vez que o consumidor entra em contato com a corporação, um grande volume de informações é gerado, assim, as máquinas se retroalimentam e conseguem aprender continuamente.

Em outras palavras, toda vez que a inteligência artificial conversa com um dos clientes, incorpora palavras, modos de expressão, entre outros aspectos.

É isso que permite um diálogo natural e coerente, além de resolver as necessidades dos consumidores em tempo real.

Mas mesmo diante de tanta autonomia, é válido destacar que o propósito desse recurso tecnológico não é substituir o trabalho dos atendentes de uma empresa de cristalização automotiva de veículos novos.

Na verdade, o objetivo é potencializar suas capacidades e a intervenção humana se encarrega de outros assuntos mais complexos e que merecem mais atenção por parte dos profissionais.

Vantagens da inteligência artificial

O uso de inteligência artificial por parte dos negócios traz muitos benefícios, e dentre os que mais se destacam estão:

1 – Mais comodidade

A inteligência artificial consegue empregar algoritmos que realizam segmentações precisas dentro do atendimento ao cliente, como sugerir produtos e serviços compatíveis com os perfis dos consumidores.

Dessa forma, a empresa tem acesso a estratégias comerciais bem-sucedidas. Outro ponto de destaque é a alta qualidade nas respostas dos processos, uma vez que os sistemas são capazes de realizar diferentes análises e garante um bom fluxo de trabalho.

Também fica muito mais fácil obter informações relevantes, tendo em vista que os algoritmos são capazes de analisar documentos e encontrar informações.

Tudo isso traz mais comodidade, e as tarefas são realizadas de maneira muito mais rápida e simples.

2 – Reduz erros e riscos

A IA pode ser aplicada para monitorar máquinas e sistemas operacionais. Um exemplo é o uso de sensores, registros em softwares de monitoramento e câmeras. Dentro de sistemas, as informações podem ser provenientes de bancos de dados e históricos.

Por meio dos conteúdos obtidos, uma clínica de exame admissional consegue descobrir falhas e outros pontos fracos em seus processos internos, de modo a diminuir erros e aumentar a eficiência da operação.

Muitas companhias, inclusive, usam esse recurso para prever dificuldades e se antecipar a elas. Isso acontece por conta de diagnósticos de diversos setores que ajudam a mapear os riscos e identificar oportunidades.

3 – Melhora a automação

A inteligência artificial é muito bem-sucedida quando aplicada na automação de atividades analíticas, cognitivas e lógicas, melhorando a velocidade no tratamento de informações.

Nesse contexto, pode ser usada como uma forma de automatizar tarefas físicas, principalmente na linha de produção que costuma ser trabalhada por meio de máquinas robóticas.

4 – Tomadas de decisão mais assertivas

Uma oficina auto elétrica e mecânica pode usar a inteligência artificial para simplificar processos relacionados às tomadas de decisões.

A tecnologia é capaz de organizar e conferir dados nebulosos ou que pareçam muito confusos, e que acabam dificultando a criação de estratégias mais inteligentes.

Mas com o auxílio de seus recursos, é possível desenvolver processos que estruturam as análises dos dados e servem como base para as decisões de gestores e empreendedores.

Para potencializar essa aplicação, uma dica é utilizar uma solução de Big Data, um recurso voltado para a gestão de um grande volume de dados não estruturados.

5 – Melhora o atendimento ao público

Como vimos, uma empresa de portaria eletrônica pode usar a inteligência artificial em seu atendimento ao cliente. Essa ferramenta otimiza a qualidade desse serviço em vários aspectos.

Um deles é o fato de estabelecer uma comunicação mais eficiente, agilizar as transações e ampliar a personalização na hora de falar com os clientes.

Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, cerca de 60% dos consumidores acreditam que a inteligência artificial diminui o tempo de obtenção de respostas e se adapta às preferências atuais.

Além disso, 38% concordam que esse recurso tecnológico traz uma experiência mais personalizada e superior para os consumidores.

É vários destacar que, todos os anos, empresas dos mais variados segmentos e tamanhos perdem muito dinheiro por conta de um atendimento ao cliente insatisfatório.

Eles podem ser provocados pela falta de treinamento dos colaboradores, dificuldades com ferramentas, excesso de demanda, dentre outras possibilidades.

Mas dentro de uma empresa especializada em Nr 35 treinamento, é possível resolver esse problema e reduzir perdas financeiras.

Considerações finais

Diferentes recursos tecnológicos fazem parte do dia a dia dos negócios, desde um simples sistema para controle do fluxo de caixa até uma linha de produção totalmente automatizada.

Mas um dos setores mais beneficiados pela inteligência artificial, sem dúvidas, é o atendimento ao cliente. A redução do tempo de espera e a comunicação personalizada deixam os consumidores mais satisfeitos e melhoram a imagem da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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