Quais as vantagens de utilizar a nuvem?

Definir o que é nuvem é bastante obscuro, mas basicamente, trata-se de um termo utilizado para descrever uma rede global de servidores onde cada um possui uma única função.

Ela não é uma entidade física, mas uma ampla rede de servidores remotos ao redor do mundo, que estão conectados e que operam como um único ecossistema, estes servidores têm a responsabilidade de armazenar e gerenciar dados.

Eles também executam aplicativos ou fornecem os conteúdos ou serviços, como transmissão de vídeos do serviço de buffet a domicílio, webmail, software de produtividade ou de mídias sociais.

Com a nuvem, no lugar de acessar arquivos e dados de um PC, a pessoa pode fazer esse acesso online, de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet, ou seja, as informações estão disponíveis em qualquer lugar e a qualquer hora.

Armazenamento em nuvem

Resumidamente o sistema de armazenamento em nuvem funciona via Internet, ou seja, a pessoa envia dados de brindes corporativos criativos por meio de um dispositivo para servidores remotos.

Com esse envio, ela libera espaço interno desse dispositivo utilizado e, com acesso à Internet, pode acessar os arquivos registrados a qualquer momento independentemente do local onde estiver no momento.

Existem alguns modelos onde podemos armazenar informações na nuvem, tais como:

  • Dropbox;
  • Google Drive;
  • iCLoud;
  • MEGA.

Cada um desses locais estará compatível com o armazenamento de acordo com o dispositivo móvel particular de cada pessoa.

Portanto, é totalmente possível registrar as informações sobre assistência de funeral familiar em qualquer um desses modelos acima citados, por exemplo.

Vantagens do armazenamento em nuvem

A lista de vantagens desse método de armazenamento é bem extensa. Mostraremos algumas delas, a seguir, para a melhor compreensão do leitor desse artigo, tais como:

  • Custo benefício;
  • Segurança;
  • Liberação de espaço;
  • Acessibilidade;
  • Proteção e recuperação;
  • Facilidade de compartilhamento.

Uma auto elétrica, por exemplo, por meio de um provedor de computação, pode armazenar todas as informações do negócio com a qual trabalha sem correr o risco de perder esses dados.

Adentramos em uma rápida explicação a respeito das vantagens citadas para maior clareza e compreensão do leitor que quiser se utilizar desse método.

Custo benefício

Realizar um backup nem sempre é uma alternativa barata, o gasto de tempo, bem como o gasto com discos rígidos e fitas para armazenamento não é na maioria das vezes vantajoso.

Portanto, armazenar as informações de forma online, acaba sendo muito mais barato para que qualquer empresa mantenha os dados internos de uma forma apropriada.

O número de informações de um hospital de realiza cirurgia de sistema digestivo bariátrica é extremamente volumoso. Para a retenção apropriada desses dados é muito menos oneroso para a instituição que isso seja feito de forma online.

Backup é uma cópia de segurança dos dados transmitidos por dispositivos de armazenamento como celulares, tablets, computadores ou por sistemas como aplicativos, softwares e jogos para outro ambiente.

Segurança

Realizar o arquivamento de documentos confidenciais ou sensíveis em nuvens é muito mais seguro para uma instituição.

Mesmo diante dos ataques cibernéticos e violações criminosas atuais, esse envio de informações online possui um sistema de criptografia que garante que outros usuários não tenham autorização para acessar dados.

Para um escritório de design de interiores quarto é viável autenticar o acesso das informações transmitidas, utilizando-se o sistema de criptografia. O controle e a segurança são muito maiores, por exemplo.

O sistema de criptografia funciona no envio dos dados originais ou texto simples por meio de um algoritmo (uma cifra) que torna as informações ilegíveis a um outro usuário que quiser fazer o acesso clandestinamente, sem ter autorização.

Liberação de espaço

Os armazenamento em nuvem permitem a liberação de espaço nos dispositivos escolhidos para a retenção de dados por meio de um disco rígido remoto possibilitando a expansão, que vai de acordo com a necessidade particular de cada empresa.

Dessa forma, é possível reduzir os custos com a infraestrutura e liberar espaço nos computadores com a transferência de arquivos mais pesados.

A produtividade dos funcionários aumenta, pois o serviço se torna mais rápido, caso eles precisem realizar o envio de um arquivo de dados mais pesado em uma empresa de estudo de viabilidade ambiental, para outro local, por exemplo.  

Acessibilidade

Com os serviços de armazenamento online os usuários dentro de uma empresa podem acessar sistemas e arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet a qualquer hora.

É muito mais fácil e uma ótima ideia para quem trabalha externamente, no momento em que se quiser realizar a transferência de informações sem precisar estar preso dentro de um escritório. 

Proteção e recuperação

Perder dados e informações é uma das maiores preocupações para as empresas, são arquivos preciosos e insubstituíveis.

Em caso de perda por incêndios, enchentes ou outros fatores alheios, com o armazenamento em nuvem os arquivos originais estarão intactos e a recuperação dos mesmos será muito simples.

Para quem trabalha com aparelhos específicos em uma clínica fono é muito seguro e um grande alívio caso ocorra essa perda.

Facilidade de compartilhamento

Com a computação em nuvem, gestores e colaboradores conseguem compartilhar arquivos de forma bastante descomplicada, restringindo o acesso apenas para as pessoas que realmente necessitam da informação. 

Se os colaboradores estiverem em campo e tiverem acesso à internet em algum dispositivo, eles poderão receber os arquivos em questão de segundos. 

Por que utilizar armazenamento em nuvem?

Vivemos em uma era de revolução tecnológica, onde o armazenamento de dados é vital para o crescimento de qualquer negócio.

Agora tudo é digital e prático e uma das maiores tendências nos últimos tempos tem sido esse tipo de armazenamento com o uso de plataformas diferentes revolucionando a forma como a instituição opera.

A produção e análise de dados cresce substancialmente a cada dia e é por isso que utilizar o armazenamento em nuvem é tão importante porque essas informações revelam padrões que possibilitam estratégias de crescimento empresarial.

Guardar dados online é um processo importante para fins de colaboração porque permite que vários usuários editem e elaborem as informações em um único arquivo, sem a necessidade do acompanhamento da versão mais recente.

A atualização é automática e essa possibilidade é interessante para que tarefas diferentes possam ser atribuídas para cada pessoa. Isso otimiza a finalização do projeto e melhora a performance da organização. 

Tudo isso é possível por que todos podem trocar ideias em tempo real, gerando maior praticidade no desempenho das funções, ou seja, o uso de soluções digitais expandem as oportunidades de negócios.

Além disso, a marca também se posiciona à frente dos concorrentes que não se utilizam desse tipo de tecnologia.

Vale a pena implementar na empresa esse tipo de armazenamento, principalmente, com relação à segurança e rapidez.

Quando uma empresa possui um sistema de nuvem ela se destaca no mercado porque passa a trabalhar com mais profissionalismo na organização dos arquivos de informações.

O serviço será mais personalizado e adequado às demandas requeridas pelo próprio negócio. É imprescindível contar com a personalização adequada dos dados para que as buscas e consultas sejam eficientes.

O acesso via dispositivo móvel tem cada vez mais espaço nas instituições. Com a pandemia da Covid 19, o trabalho home office tornou-se imprescindível para a segurança de todos. 

Com a computação em nuvem os arquivos de dados que devem ser consultados estão sempre disponíveis sem que o colaborador esteja nas dependências físicas da empresa. 

Basta sacar o celular e entrar no sistema da empresa, coletar dados e participar de uma reunião fora da sede sem que haja a necessidade de exibir documentos físicos para os parceiros. 

Considerações finais

Sendo assim, armazenar um ou mais arquivos na nuvem, através da internet tem sido a maior revolução tecnológica pela qual as empresas estão passando.

Já não existem mais desculpas da ausência de documentos para a participação em uma reunião, mesmo que ela não seja realizada presencialmente.

Se os dispositivos contarem com o acesso à internet todo o compartilhamento de dados estará disponível em qualquer lugar e em tempo real para todas as pessoas que necessitarem das informações.

Qualquer empresa que esteja inserida nesse tipo de revolução tecnológica, estará apta para gerenciar os negócios, trabalhar com mais profissionalismo e posicionar-se melhor dentro do mercado.

Seja um arquivo leve ou pesado de informações, eles poderão ser facilmente transmitidos para um outro local sem dificuldade, proporcionando o gerenciamento adequado das atividades internas e externas da instituição.

O armazenamento em nuvem não requer que as pessoas comprem hardwares para que armazenem os arquivos. Existem diversos serviços que possuem espaço considerável para que esse armazenamento possa ser feito de forma gratuita.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

tenable
kaspersky
isc2
sophos
manageengine
F5 Networks
security mentor

Últimas Notícias do Blog