Como funciona a conexão VPN?

Conexão VPN (Virtual Private Network) é a possibilidade de uma rede privada estabelecer conexão com uma rede pública, mantendo a segurança de informações confidenciais, evitando o vazamento de dados e invasões.

Com um sistema totalmente criptografado, a VPN omite e disfarça uma identidade online, protegendo os internautas contra possíveis hackers. 

Tudo isso acontece em tempo real, ou seja, durante todo o processo de acesso a um determinado site.

Existem vários tipos de conexões de rede privada, voltados a pessoas físicas, jurídicas e para ambientes empresariais. Cada uma é essencial para manter em segurança o trabalho executado em diferentes situações e das mais variadas formas.

Um dos tipos mais comuns de VPN é a SSL VPN, responsável por proporcionar aos funcionários de uma organização o acesso remoto ao sistema usado para executar os serviços, de forma segura, controlada e sem o risco de violações.

Outra categoria é a de VPN site-a-site, usada para disfarçar intranets e proporcionar aos usuários o acesso simultâneo ao mesmo conteúdo e recursos. O sistema complexo, geralmente, é usado por empresas de grande porte.

Destinada ao ambiente doméstico e a pessoas físicas, a VPN Cliente-a-Provedor auxilia os usuários a ter uma conexão e navegação mais segura, ao trocar a conexão com o seu provedor de internet por uma Virtual Private Network.

Além do uso nos lares, esse tipo de conexão de rede tem sido adotado pelos pontos de wifi públicos, com o objetivo de proteger os usuários. Dessa forma, é mais fácil controlar quem está querendo ou já está conectado ao provedor de internet.

A VPN pode ser instalada tanto em computadores, quanto em dispositivos móveis, com o objetivo de proteger os dois aparelhos de conexões indevidas. Entretanto, nas duas alternativas, ainda é necessária a instalação de antivírus.

Embora a conexão privada proporcione segurança aos dados e proteja contra a invasão de hackers, ela não é capaz de livrar os dispositivos da presença de Trojans, vírus, bots ou outros malwares.

Com a dupla proteção de uma VPN e de algum antivírus, é possível que um ou mais usuários conquistem muitos benefícios, tanto do uso doméstico, quanto do uso corporativo. 

Entre eles, pode-se mencionar os seguintes:

  • Mais segurança;
  • Maior privacidade;
  • Acesso a sites bloqueados;
  • Manipulação geográfica.

Para escolher uma VPN ideal, que proporcione todas essas vantagens, o principal ponto que deve ser considerado é a capacidade da rede de atender todas as necessidades de uma pessoa ou uma empresa. A partir disso, a escolha ideal poderá ser feita.

A legitimidade da empresa fornecedora do sistema também deve estar entre o manual de como escolher a conexão de rede privada mais apropriada. Assim, será possível ter um melhor aproveitamento do recurso.

Quando utilizar a conexão VPN?

O sistema de conexão privada pode ser comparado a um sistema de ar condicionado central, pois utiliza uma única central que permite distribuir o ar refrigerado a mais de um ambiente, de forma eficiente e unificada.

A VPN também pode ser usada de diversas formas e em diversos lugares, por meio de uma única rede, que proporciona segurança, tranquilidade e agilidade. 

A seguir, estão listados alguns dos casos em que o recurso pode ser usado pelos internautas:

Ao assistir filmes e séries

Consumir conteúdos em formato streaming pode ser mais fácil com o uso de uma conexão privada. 

Isso proporciona ao usuário a oportunidade de assistir a filmes e séries em alta velocidade, sem ser bloqueado pelo provedor de internet local, o wifi.

Além disso, passar horas assistindo diversos gêneros, até mesmo documentários sobre cemitério de animais pode ser mais seguro, com um sistema que proporcione liberdade de rastreamentos e roubo de possíveis dados confidenciais.

Com o uso de um wifi público, por exemplo, dados bancários e números de cartões de crédito cadastrados em alguma plataforma streaming podem ser capturados por hackers, por isso, é recomendável que essas sessões sejam privadas.

Ao jogar

Cada vez mais tem aumentado o número de pessoas adeptas aos jogos online, portanto, é essencial garantir a segurança das horas usadas na internet, durante todas as partidas diárias ou periódicas. Uma VPN pode ser a solução para isso.

Além de assegurar a proteção de informações confidenciais de alguém, a conexão de rede privada também é responsável pela liberação de jogos, mapas, skins e outros conteúdos que podem ser restringidos por uma rede de wifi doméstico.

Para que todos os jogos tenham bons resultados e os dispositivos e jogadores conectados não sejam prejudicados, é recomendável o investimento em um sistema de conexão privada.

Durante viagens

Na sua empresa, em sua casa ou em uma viagem, os seus dados e conexão podem estar totalmente seguros com o uso de uma Virtual Private Network. Explorar diversas localidades não precisa interferir no modo de uso da internet.

Do mesmo modo que uma chave codificada Ecosport funciona, armazenando um código único que serve para estabelecer uma conexão particular com a central de segurança, que autoriza ou não a partida de um veículo, a VPN funciona.

Durante uma viagem, é comum estabelecer conexões com algum wifi desprotegido, que pode estar suscetível a invasões.

Portanto, para que esse tipo de problema aconteça, padronizar o acesso à internet é primordial para uma maior proteção.  

Trabalho remoto

Muitas empresas ou já eram adeptas do formato de trabalho home office ou por conta da pandemia, precisaram se adaptar à rotina profissional remota. Para manter a eficiência e confidencialidade em todos os processos empresariais, usaram a VPN.

A conexão privada passou a auxiliar as empresas iniciantes desse formato de trabalho a manter a qualidade e requalificação urbana projetos, e realizar a troca de dados e informações entre todos os funcionários e clientes, de forma protegida.

Esse processo pode ser feito pelos funcionários por meio de suas redes wifi que são capazes de estabelecer uma conexão com o sistema empresarial, proporcionando, então, todas essas vantagens à empresa.

Ao compartilhar arquivos

O ato de compartilhar documentos e outros conteúdos por rede de wifi pública ou doméstica pode apresentar ameaças aos usuários da internet. Sem privacidade, é possível que haja o monitoramento e ações de hackers durante algum processo.

Ao compartilhar um laudo NR 12, documento legal que garante a integridade de um trabalhador ao utilizar uma máquina, é recomendável que seja utilizada uma conexão de rede privada, para que dados confidenciais do funcionário não sejam vazados.

Além disso, uma VPN também mantém o anonimato de um endereço de IP para que os downloads de um usuário não sejam rastreados e capturados por possíveis hackers invasores de um sistema empresarial, ou mesmo privado e doméstico.

Ao realizar compras

Fazer compras online pode ser um sinônimo de ameaça para muitas pessoas. O fato de precisar disponibilizar dados bancários ou número e código de segurança de cartões de crédito pode causar muitos problemas, dependendo da rede utilizada para a transação.

Durante a compra de um produto como um transmissor indicador de pressão ou outra mercadoria de qualquer outro segmento, é recomendável que seja utilizado uma conexão de rede privada pelo usuário e comprador.

A utilização da VPN proporciona mais segurança ao usuário, garantindo a privacidade dos dados compartilhados online, sem ameaças de possíveis vazamentos de informações, clonagem de cartões e invasões indevidas de hackers.

Usando wifi público

Muitas pessoas não sabem, mas ao usarem uma rede de wifi público, para se conectar à internet e navegar por sites e pelas mídias sociais, elas podem estar colocando a sua privacidade e segurança de seus dados em risco.

Por isso, ao entrar em um hospital, clínica veterinária de urgência, ou qualquer outro estabelecimento comercial e público, é recomendável que, ao invés de se conectar à internet do local, o usuário opte por uma conexão de rede privada, ou VPN.

Por meio de uma forte criptografia, todas as informações particulares vulneráveis, presentes em um dispositivo móvel, podem ser protegidas e livres de qualquer tipo de problema.

Considerações finais

Sendo assim, para compartilhar um laudo técnico AVCB ou mesmo e-mails com dados confidenciais de clientes ou informações bancárias, é essencial que seja utilizada uma rede de conexão privada, mais conhecida como VPN pelos seus usuários.

Com ela, é possível tornar o acesso à internet muito mais seguro e livre de possíveis ameaças, como a invasão de hackers e o roubo de conteúdos pessoais ou corporativos privados, durante alguma navegação ou transação.

Em um mundo cada vez mais conectado, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional e acadêmica, é primordial que o uso da internet seja totalmente eficiente e protegido, garantindo a tranquilidade em todos os cantos do mundo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

tenable
kaspersky
isc2
F5 Networks
sophos
security mentor
manageengine

Últimas Notícias do Blog