Descubra os benefícios do no-code para sua empresa

Plataforma no-code, também conhecida como Tecnologia no-code e Aplicativos no-code são novidades para muitas pessoas. 

Para as empresas, são uma tendência e trazem muitos benefícios para o futuro. Hoje em dia, as organizações precisam oferecer soluções para os clientes e os colaboradores, como no caso dos aplicativos. 

Esses recursos trazem agilidade e praticidade, dois elementos fundamentais no mercado.

As organizações precisam apostar em soluções que trazem novas oportunidades, e uma plataforma no-code facilita o desenvolvimento de soluções em diferentes aplicativos.

Antigamente, era possível aprender a desenvolver soluções práticas e descomplicadas, por meio de plataformas low-code, mas com a tecnologia no-code, essas habilidades foram potencializadas e geram novas possibilidades.

As organizações querem aumentar sua demanda sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços, em outras palavras, querem adotar processos escaláveis.

Diante desse cenário, as áreas de desenvolvimento de sites, aplicativos e sistemas ganharam ferramentas inovadoras que ajudam a acelerar os projetos.

A plataforma no-code maximiza a produtividade da equipe sem exigir um conhecimento avançado em programação, o que reduz a pressão nos desenvolvedores.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é plataforma no-code e mostrar os benefícios que ela traz para as empresas.

Entenda o que é plataforma no-code

Plataforma no-code, em português, significa “sem código na nuvem”, uma ferramenta usada para desenvolver aplicativos. A diferença é que por meio dela não é necessário digitar códigos, corrigir problemas e fazer testes.

Trata-se de algo intuitivo, ágil e acessível e qualquer pessoa pode utilizá-la. Isso quer dizer que o recurso facilita e agiliza o desenvolvimento de soluções inovadoras para quem ainda não é desenvolvedor.

Um fabricante de totem fotográfico completo, por exemplo, ao usar essa ferramenta, não precisa investir em treinamentos longos para os funcionários ou trabalhar com códigos complexos.

A plataforma no-code oferece mais praticidade e potencializa diversas possibilidades de uso. Também vale destacar que é possível personalizar os aplicativos com mais facilidade por meio dela.

O desenvolvedor pode incluir qualquer funcionalidade sem precisar recorrer a um profissional de TI. Mas, para compreender plenamente o conceito de plataforma no-code, é necessário saber as diferenças entre ela e a low-code.

Plataforma low-code é a opção mais conhecida no mercado, uma vez que se caracteriza pela baixa programação e os sistemas online permitem a criação de outros aplicativos e sistemas, e por meio de uma programação básica.

Embora ambas ofereçam facilidade e velocidade para desenvolver produtos, existem muitas diferenças entre elas.

A plataforma no-code é como se fosse uma low-code com mais potencial de adaptação a diferentes cenários, e seu objetivo é solucionar várias necessidades específicas.

Para entender melhor, se um fabricante de bloqueador de rastreador veicular usar uma plataforma low-code, vai usar uma ferramenta que dispensa a necessidade de códigos.

Por outro lado, se utilizar uma plataforma no-code, consegue transformar qualquer pessoa com noções básicas em um profissional que cria aplicativos.

Impactos para os desenvolvedores

Por mais que essas plataformas reduzam a necessidade de desenvolver projetos de programação completamente criados por um profissional, o desenvolvedor continua sendo uma peça muito importante nesse processo.

Ele deve atuar dentro da plataforma, de modo a customizar ou criar aplicações complexas e específicas que ela não é capaz de oferecer.

Outro ponto importante é que essas ferramentas mudam o posicionamento dos desenvolvedores dentro das organizações. 

Eles deixam de trabalhar com funções meramente operacionais para pensar em projetos criativos e inovadores.

O maior benefício para esses profissionais é o aumento de sua credibilidade e expertise no mercado em que atuam. A empresa, por sua vez, ganha mais vantagem competitiva e tem acesso a projetos arrojados, compatíveis com suas necessidades.

O que queremos dizer aqui é que a plataforma no-code não representa o fim da carreira de programador ou desenvolvedor, muito pelo contrário, elas trazem uma nova visão para esses profissionais, que vão assumir posições estratégicas.

Dentro de uma empresa de sistema CFTV wifi, essas plataformas também podem ser usadas por programador especializado ou por um programador autodidata que não tenha experiência.

Também podem ser parte do dia a dia de trabalho de pessoas que não tenham muito conhecimento em programação, ajudando essas pessoas a atuarem melhor em sua área.

Isso quer dizer que um programador especializado será muito requisitado em projetos mais robustos e complexos.

Dentro de um processo tradicional de desenvolvimento de sistemas, softwares e sites, o gestor precisa conhecer algumas informações sobre o cliente, como:

  • Requisitos;
  • Necessidades;
  • Objetivos;
  • Expectativas.

Com base nessas informações, é feito o planejamento do produto, levando em consideração a arquitetura, linguagem e outros elementos.

Depois, é necessário construir o código, que por vezes é manual, e que depende de testes de estabilidade e compatibilidade com diferentes requerimentos, além de analisar o funcionamento de widgets, plugins, entre outros.

Para um consultório psicopedagogia e tantas outras empresas, esse trabalho pode ser um pouco oneroso, a depender de sua complexidade técnica. Também pode precisar de ferramentas e mão de obra extra.

Em contrapartida, ao usar uma plataforma no-code, esse processo é eliminado, sendo necessário definir apenas os requisitos e objetivos do projeto e a partir disso construí-lo sem precisar escrever o código do zero.

É possível, por exemplo, usar um modelo pronto e customizá-lo, o que vai levar bem menos tempo para finalizar, e tudo isso é feito de maneira segura e com qualidade. Sem falar que a testagem final é feita com mais atenção e de maneira integrada.

A empresa pode optar por colocar uma equipe de atribuições complexas sobre o projeto, então, ao invés de desenvolver um produto sem funções atrativas por conta da falta de tempo e baixo investimento, é possível entregar algo de alta qualidade.

Dentro de uma empresa de controle de acesso ponto eletrônico, o papel do gestor é orientar os profissionais em relação às atribuições para construir o produto e aproveitar melhor as habilidades de cada um.

Benefícios da plataforma no-code

As empresas têm acesso a uma série de benefícios ao utilizar a plataforma no-code, e dentre os que mais se destacam estão:

Clientes satisfeitos

A plataforma possibilita desenvolver soluções rapidamente e implementar os projetos de maneira ágil. A atualização dos recursos também é bastante simples, além da possibilidade de criar protótipos com mais facilidade, tudo por um custo reduzido.

Consequentemente, o cliente vai se sentir muito mais satisfeito e confiar mais no trabalho executado pela sua empresa.

Fácil atualização

Softwares e aplicativos nunca estão completamente prontos, isso porque logo que são concluídos, é comum introduzir novas funções e atualizar as originais.

Desenvolver aplicativos para clínicas veterinárias por meio dos processos tradicionais é algo muito burocrático e demorado, mas com a plataforma no-code, esse trabalho é muito mais simples.

O desenvolvedor só precisa se preocupar em buscar novidades e acrescentar algo novo ao produto, sem que para isso precise se preocupar em escrever linhas de código manualmente, o que torna o trabalho muito mais demorado e oneroso.

Solução de baixo custo

Depois que essa plataforma foi desenvolvida, os custos para desenvolver softwares e aplicativos ficaram muito mais baixos.

Quando é possível criar tudo de maneira rápida e prática, o preço é mais em conta, e além da possibilidade de criar mais soluções em menos tempo, é possível aumentar os lucros, sem que para isso seja necessário contratar novos desenvolvedores.

Mas, é importante lembrar que, como foi falado anteriormente, a presença dos programadores e desenvolvedores é necessária quando o produto é muito complexo e demanda maior atenção.

Fácil adaptação

Auto escolas e outras empresas precisam se adaptar constantemente às mudanças trazidas pelo mercado, e isso também requer novas ideias e soluções rápidas.

Nesse cenário, é fundamental contar com técnicas de programação ágeis, que possibilitam às empresas resolver problemas com mais facilidade e em tempo recorde.

Diante de um cenário de crise, por exemplo, empresas que utilizam a plataforma no-code podem criar sistemas e aplicativos que se adequam melhor à situação.

Tais ferramentas também ajudam a construir protótipos de soluções com mais facilidade, de acordo com as necessidades do cliente.

Rápido desenvolvimento

A plataforma no-code torna o desenvolvimento de softwares cerca de 10 vezes mais rápido do que os métodos tradicionais.

Isso acontece porque a ferramenta oferece funções de arrastar e soltar, possibilidade de interação com outros sistemas e interfaces de usuário pré-construídas.

Considerações finais

Portanto, empresas terceirizadas e vários outros segmentos precisam de soluções rápidas e inovadoras em seu dia a dia, para facilitar seus processos internos e a relação com o consumidor.

Softwares, sistemas e aplicativos ajudam nesse sentido e a criação de soluções é muito mais fácil com a plataforma no-code. 

Elas facilitam o trabalho dos desenvolvedores e trazem inovações inteligentes para o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

kaspersky
isc2
sophos
F5 Networks
tenable
security mentor
manageengine

Últimas Notícias do Blog