Descubra as principais dicas para programação

A programação é uma área que traz resultados importantes para a tecnologia, e vem fazendo isso, mais precisamente desde 1943, ano em que a primeira linguagem de programação foi desenvolvida.

Logo no início, o objetivo era criar uma maneira de modelar o mundo real e poder automatizar tarefas, para que se tornasse mais ágeis e cômodas. 

Desde então, essa área vem se desenvolvendo e podemos notá-la em muitas aplicações.

Justamente, por isso, o programador se tornou um profissional valorizado e procurado, e a programação se tornou uma área que atrai muitas pessoas.

A demanda no mercado é muito grande, principalmente porque a computação é algo popular na sociedade moderna. É necessário aprender sobre o assunto para se tornar um profissional de destaque, conseguir bons trabalhos e se destacar na carreira.

Isso requer o desenvolvimento de algumas habilidades, além de conhecer alguns métodos dentro da área de programação que fazem toda a diferença no dia a dia de trabalho desses profissionais.

É justamente sobre isso que vamos falar aqui, e para que você tenha entendimento completo sobre o assunto, vamos explicar o conceito de programação e dar algumas dicas sobre essa área.

Entenda o que é programação

Programação nada mais é do que o ato de escrever instruções para que as máquinas executem tarefas encadeadas. 

Em outras palavras, é um conjunto de códigos, pelos quais as pessoas se comunicam com computadores e configuram tarefas específicas.

Dizem que os computadores são inteligentes, mas na verdade, eles apenas executam processos em velocidade superior ao que somos capazes de fazer.

Só que para que os computadores das empresas de provedores de internet possam funcionar dessa forma, é necessário definir regras detalhadas e instruir eles em relação ao trabalho que precisam executar, como cálculos ou uma simples exibição de tela.

Para funcionar corretamente, a programação lida com diferentes componentes pertencentes ao computador, como:

  • Processadores;
  • Memória;
  • Elementos de entrada;
  • Elementos de saída.

Todos esses componentes são manipulados para desenvolver o sistema de streaming de música, mostrar números digitados, criar programas, dentre outras funções.

Por exemplo, se você quer que o computador faça cálculos, é necessário utilizar algumas instruções específicas, como guardar o número na memória do computador e em outra salvar outro número, o que possibilita realizar a soma com mais uma instrução.

São as regras escritas que ajudam as pessoas a interagirem com as máquinas, entretanto, tudo é feito de maneira inteligente. 

Isso porque os usuários não precisam lidar com códigos binários que os computadores entendem, apenas com idioma humano.

Esses códigos são conhecidos como linguagens de programação e são eles que permitem a interação entre usuários e computadores.

As máquinas usadas por uma empresa de curso de NR 01 usam 2 tipos de linguagem, as de baixo nível e as de alto nível.

As linguagens de baixo nível usam instruções complexas que trabalham com as configurações do computador, dentro de um padrão binário, e era assim que os primeiros programadores trabalhavam.

Entretanto, com o avanço da tecnologia, surgiram as linguagens de alto nível, que são mais intuitivas e traduzem conceitos de um idioma comum, como o português, para a linguagem das máquinas.

A partir disso, os profissionais passaram a programar usando termos compreensíveis e não apenas um conjunto de comandos.

Com o uso dessas instruções e linguagens, ficou mais fácil desenvolver sistemas simples e robustos, que de fato modelam o mundo real.

A programação é responsável por estruturar e auxiliar a criação de sistemas de informação que usamos no cotidiano.

Importância da programação

Desde que foi desenvolvida, o objetivo da programação era trazer mais comodidade para as pessoas, transformando tarefas em processos mais simples e rápidos.

Imagine, por exemplo, se a montadora de caminhões usados por uma transportadora entrega expressa precisasse escrever à mão o manual de instrução dos veículos.

A digitação agilizou esse processo, tanto é que o Microsoft Word é a ferramenta mais usada no mundo para a criação de documentos dos mais variados tipos. Hoje em dia, ninguém mais precisa de papel e caneta para começar a escrever.

Quando isso era necessário, as pessoas se preocupavam em desenhar a letra para que ela fosse legível, gerenciar o espaço disponível no papel, focar no conteúdo e tentar não errar.

Por meio da digitação, não é necessário se preocupar com espaço, legibilidade e erros, uma vez que o Microsoft Word corrige qualquer coisa que não tenha sido escrita corretamente.

O redator só precisa se preocupar com a qualidade do conteúdo que produz e fazer de modo com que ele seja perfeitamente compreensível. 

Com isso, escrever sobre qualquer assunto, como terceirização de serviços gerais, se tornou algo muito mais rápido.

Entretanto, isso só foi possível por causa da programação, pois ela instrui os computadores para que eles automatizam a escrita e tornem essa atividade mais simples.

Dicas de programação

Quem quer ingressar na carreira ou se destacar nessa área precisa conhecer algumas dicas importantes, dentre elas estão:

Estudar lógica de programação

A primeira coisa que você deve fazer para aprender a programar é estudar lógica de programação, mesmo que seja necessário trabalhar com códigos e dominar uma linguagem.

Se você não dominar a estrutura lógica do sistema, não vai conseguir aprender a programar. Qualquer desenvolvedor que sabe lógica de programação possui conhecimentos elevados e não fica apenas escrevendo códigos.

Consequentemente, o profissional estará mais preparado para criar sistemas e programas diferenciados.

Dominar uma linguagem

Um dos maiores diferenciais dos programadores que se destacam em sua profissão e são muito valorizados pelas organizações é o fato de se dedicarem para aprender profundamente uma linguagem.

Independentemente daquela que foi escolhida, como Java ou Python, especializar-se é garantir uma oportunidade de ouro no mercado, em diferentes tipos de empresa, como aquelas que desenvolvem o sistema de segurança comercial.

Aprender com a prática

É muito importante ler, frequentar as aulas, assistir vídeos, dentre outras atividades teóricas para aprender a programar, mas a absorção dessa tarefa será muito maior na prática, ou seja, escrevendo os códigos.

Praticar diariamente é a melhor maneira de solucionar erros, criar laços, trabalhar com variáveis, dentre outras ações. 

Para que o aprendizado seja ainda mais estimulante, participar de desafios também é bom e na internet, é possível encontrar muitos deles.

Conhecer recursos online

Existem vários recursos online que são muito úteis para quem está aprendendo a programar. Além de fazer um curso de desenvolvedor, o profissional pode se inscrever em canais do YouTube.

Existem vários campos de treinamento online que desafiam os profissionais, além de vários blogs sobre o assunto.

Fazer exercícios de programação

Para desenvolver um sistema de mercado home delivery e conquistar um bom cliente, é necessário praticar o que você aprende.

Fazer exercícios de programação permite identificar assuntos que o profissional domina e aqueles que precisam melhorar.

Tudo o que aprendemos envolve prática, como um idioma, tocar um instrumento e programar. Você vai identificar as facilidades que possui e tirar todas as suas dúvidas ao mesmo tempo em que melhora o aprendizado.

Participar de bootcamps

Os campos de treinamento para programador ajudam a treinar na prática tudo o que está sendo aprendido nos cursos.

Eles oferecem desafios interessantes, como desenvolver um sistema de controle de acesso para eventos, para quem está começando agora, além de ter a chance de lidar com problemas reais e práticos.

Os trabalhos também são feitos em equipe e tudo o que fizer lá pode ser incluído no currículo, o que acelera a primeira contratação.

Participar de comunidades de programadores

As comunidades de programadores são ótimas oportunidades para conhecer futuros colegas de profissão, pois reúnem pessoas e profissionais com os mesmos perfis e interesses.

Ao começar a interagir com eles, principalmente com quem está aprendendo a programar uma nova linguagem, é uma forma de compartilhar conhecimentos e aprender juntos.

Não deixe de participar de fóruns, redes sociais e outros grupos para interagir, mesmo porque, muitos desenvolvedores publicam correções, notícias e até oportunidades de emprego em empresa de laudo de insalubridade e LTCAT e muitas outras.

Existem, inclusive, comunidades voltadas apenas para mulheres que estudam programação, de modo que se sintam mais à vontade para compartilhar seus aprendizados.

Considerações finais

Sendo assim, a área de programação é muito rica e tem conquistado pessoas de várias partes do mundo, uma vez que oferece princípios fundamentais que precisam ser dominados por quem deseja trabalhar com ela.

Podemos perceber a importância da programação em vários lugares, visto que se trata de uma protagonista do universo digital.

Para construir uma carreira de sucesso nessa área, além das dicas que demos aqui, também é muito importante ter foco e se esforçar, além de cooperar com os colegas de trabalho. Além disso, não se esqueça de que o aprendizado é contínuo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

sophos
tenable
security mentor
manageengine
F5 Networks
kaspersky
isc2

Últimas Notícias do Blog