TI: A importância de uma gestão eficaz para as empresas

Ter uma boa gestão de TI é fundamental para que o trabalho desse setor possa ser supervisionado, o que garante o melhor desempenho de todos os assuntos relacionados às tarefas.

É por meio desse gerenciamento que os recursos tecnológicos são utilizados da maneira correta e de modo que agregue valor à empresa. 

Se esse trabalho é bem realizado, os recursos são otimizados, bem como a equipe, a comunicação e os processos internos.

Vamos falar um pouco mais sobre essa gestão ao longo deste artigo, mas antes, é importante ressaltar que os profissionais de TI são cada vez mais requisitados no mercado e são essenciais para empresas dos mais variados segmentos.

A Tecnologia da Informação é um mercado bem amplo, sendo importante para corporações de qualquer porte ou segmento. 

Isso acontece porque os recursos tecnológicos são imprescindíveis para melhorar a produtividade e reduzir os custos.

Estes são os objetivos de qualquer companhia, mas para alcançá-los, é necessário saber gerenciar o setor de TI.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a responsabilidade deste departamento, falar um pouco sobre a importância de uma boa gestão e dar algumas dicas para realizá-la.

Qual é a responsabilidade do departamento de TI?

O departamento de TI é responsável por gerenciar todas as informações pertencentes a uma empresa, tendo como objetivo criar e distribuir os dados em computadores. 

Também cuida do processamento dessas informações e outras tarefas, como:

  • Engenharia de software;
  • Informática;
  • Hardwares;
  • Softwares.

Antigamente, as organizações, como no caso de uma empresa de entrega rápida, contratavam um profissional de TI para resolver problemas técnicos.

Todavia, hoje em dia, esse setor é fundamental para aumentar a competitividade da corporação.

A equipe de tecnologia da informação se relaciona com os demais setores e os orienta quanto ao uso de softwares, se responsabiliza pela implantação de sistemas e sua administração, tendo como objetivo melhorar as atividades diárias.

Nesse sentido, o departamento de TI agrega conhecimentos em relação à gestão, processos, estratégias e colabora com a cultura organizacional.

Tendo em vista que a tecnologia é algo que evolui constantemente, também é responsabilidade desse setor acompanhar essa evolução, mantendo o dinamismo e a dedicação.

Esses profissionais também precisam compreender o segmento para o qual trabalham e se envolverem completamente com o negócio.

Esse setor precisa enxergar o todo com base nas partes para desenvolver softwares em outras soluções para a companhia. 

Isso requer pensamento analítico para que o profissional de TI possa prever e avaliar os riscos envolvidos nos processos diários.

A equipe responsável pela infraestrutura deve garantir que os equipamentos da corporação estejam sempre atualizados e funcionando adequadamente.

Dentro de um fabricante de totem fotográfico, esses profissionais também são responsáveis por garantir a comunicação eficiente entre todos os equipamentos. 

É dessa forma que evitamos problemas que podem influenciar negativamente na produtividade dos demais colaboradores.

Outra responsabilidade é a programação de sistemas e softwares, com vistas a garantir a qualidade do que é feito. 

Só que para alcançar esse patamar de qualidade, é fundamental contar com uma boa gestão de TI.

Por que investir em gestão de TI?

Fazer uma boa gestão de tecnologia da informação é importante para automatizar os processos, fornecer dados completos para a tomada de decisão, melhorar a comunicação interna, reduzir os custos e aumentar a competitividade.

A tecnologia evolui constantemente e isso tem feito com que o mundo dos negócios esteja em constantes mudanças. É possível acessar novos mercados e angariar oportunidades de crescimento.

Todavia, a tecnologia também aumentou a competitividade entre as corporações, tornando a inovação digital e suas transformações cada vez mais essenciais.

Consequentemente, a gestão de TI precisa funcionar do jeito certo para garantir as condições necessárias que levam ao aumento da produtividade, disponibilidade de serviços e outras vantagens para a companhia.

Por exemplo, uma empresa de serviços de certificação conquista um aumento maior na disponibilidade dos serviços tecnológicos. 

Isso é importante porque permite identificar anomalias relacionadas ao uso de determinados processos.

Quando isso acontece, os profissionais conseguem agir rapidamente e evitam paradas que possam prejudicar a organização.

Em outras palavras, se o departamento de TI é bem gerenciado, os incidentes tecnológicos diminui, levando a atendimentos mais ágeis e dentro do prazo.

Outra vantagem é o aumento da produtividade, sendo este um dos benefícios mais importantes para gerenciar a tecnologia da informação. 

A partir do momento em que usamos tecnologias que aumentam o fluxo de comunicação, escalamos a produtividade.

Ao utilizar as tecnologias certas, uma clínica de especialidades médicas aumenta a sua capacidade de conhecimento e aproveita melhor o capital humano.

A partir do momento em que todos os processos são retrabalhados e os membros da equipe atuam nas posições corretas, a produtividade da organização é muito mais eficiente em seus diversos setores.

O uso correto da tecnologia também ajuda a identificar os gargalos, melhorando a eficiência da organização como um todo.

Isso também ajuda a reduzir os custos, tendo em vista que os gestores terão acesso a dados de várias áreas de maneira instantânea e em tempo real. 

Consequentemente, fica mais fácil estimar os custos e encontrar maneiras de otimizar os recursos, sem perder em qualidade.

A correta gestão de TI também é importante para promover a transformação digital. Com isso, os processos são automatizados, menos burocráticos e mais dinâmicos.

Não podemos passar por esse tópico sem destacar a segurança dos dados trazida por essa gestão.

Tendo em vista que essa preocupação é constante dentro das corporações, em diversos sentidos, desde controles de acesso até o armazenamento de dados de clientes.

Por conta disso, a segurança da informação também é um objetivo da gestão de TI. 

Ela faz uso de tecnologia de diferentes níveis para impedir danos físicos aos computadores ou colocar os dados em risco.

Para ter acesso a todos esses benefícios, no entanto, é fundamental saber fazer uma boa gestão de TI, vamos descobrir um pouco mais sobre isso.

Dicas para fazer uma boa gestão de TI

Para fazer uma boa gestão de tecnologia da informação, existem algumas práticas que precisam ser adotadas pela empresa. 

Planejar detalhadamente os projetos da equipe

As corporações precisam planejar tudo o que pretendem fazer, até mesmo suas reuniões. Nesse sentido, é fundamental planejar, também, os projetos.

Isso quer dizer que a otimização do tempo depende do quanto os colaboradores estão cientes em relação às etapas, procedimentos e objetivos dos projetos.

Uma empresa de escritórios virtuais cria estratégias para o cumprimento de todos os tópicos. 

Portanto, quanto mais detalhado o planejamento estiver, menores serão as falhas e riscos e maior será a produtividade da equipe.

Usar ferramentas de gerenciamento

Existem programas específicos para gerenciar projetos, o que ajuda a fazer uma boa gestão de tempo para o TI. 

Assim sendo, é necessário adquirir softwares que permitam aos colaboradores visualizar os projetos.

Com isso, é possível melhorar a sincronia do trabalho e trazer mais harmonia para o clima organizacional, algo que vai refletir positivamente no todo da empresa.

Treinar a equipe de TI

Uma empresa de locação de impressoras treina seus colaboradores para que eles estejam sempre atualizados e executem suas tarefas da melhor forma. Esse investimento também é necessário para a equipe de TI.

Portanto, é fundamental investir na qualificação desses profissionais, visto que se trata de uma área que sofre mudanças constantemente. 

É fundamental que os profissionais estejam familiarizados com as novidades e a evolução do mercado.

Além dos treinamentos, a corporação também pode oferecer cursos de capacitação para valorizar ainda mais seus colaboradores. 

Lembre-se de que esse setor é muito competitivo e investir nesse diferencial também é uma forma de reter talentos.

Investir em bons canais de comunicação

Uma comunicação eficaz precisa de ferramentas adequadas, portanto, qualquer tipo de empresa, como um colégio educandário, precisa contar com softwares e aplicativos que melhorem sua comunicação.

Eles favorecem a troca de ideia entre os colaboradores e ajudam a gerir melhor o tempo da equipe, como resultado, o trabalho é mais eficiente e benéfico.

Definir as prioridades da equipe

Por fim, mas não menos importante, para otimizar ainda mais a gestão de TI, é fundamental definir uma prioridade para as tarefas.

Elas podem ser separadas entre urgentes, importantes e não urgentes, para que possam decidir tudo com mais calma e o dia a dia seja mais produtivo. 

Isso também ajuda a controlar os prazos e evitar os prejuízos financeiros trazidos pelos atrasos.

Conclusão

Em resumo, o departamento de TI é muito importante para as empresas, independentemente de seu porte ou segmento. 

As companhias dependem da tecnologia para acompanhar o mercado e se manterem competitivas.

Uma vez que a corporação faz uso de recursos tecnológicos, precisa contar com profissionais capacitados para lidar com eles, mas assim como qualquer outro setor, a área de tecnologia da informação também precisa ser bem gerenciada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

F5 Networks
manageengine
tenable
kaspersky
sophos
isc2
security mentor

Últimas Notícias do Blog