Sua senha foi hackeada? Conheça ferramenta do Google para conferir

O Google desenvolveu uma ferramenta que permite os usuários do navegador Chrome verificar se a sua senha online estão comprometidas.

A ferramenta, chamada Password Checkup, é gratuita para o Chrome e foi lançada em 2019 na tentativa de aumentar a segurança online dos usuários. O software verifica bancos de dados de nomes de usuário e senhas que foram roubados de sites por hackers e disponibilizados online.

A verificação de senha do Google auxilia o usuário a alterar os nomes de usuário e senhas se vazadas por hackers.

“Desde nosso lançamento, mais de 650 mil pessoas participaram de nosso experimento”, disse Jennifer Pullman, engenheiro do Google, ao jornal The Sun.

“Só no primeiro mês, verificamos 21 milhões de nomes de usuários e senhas e sinalizamos mais de 316 mil como inseguros – 1,5% dos logins verificados pela extensão.”

Como verificar a senha

O software Password Checkup pode ser carregado no Google Chrome e permite que o usuário saiba se os dados de sua conta foram comprometidos em um ataque cibernético ou violação de dados.

Uma vez instalada, a extensão do Chrome é executada no fundo do navegador e verifica todos os dados de login usados.

Se a senha ou nome de usuário corresponder a um banco de dados do Google com mais de 4 bilhões de credenciais comprometidas, o software irá sinalizá-las.

Um alerta que aparece na tela diz: “O Check-up de senha detectou que sua senha não é mais segura devido a uma violação de dados. Você deve alterar sua senha agora.”

Se ocorrer uma nova violação de dados, a ferramenta avisará se alguma de suas senhas foi comprometida na próxima vez que você fizer login no Chrome, segundo o The Sun.

O software mostra as contas expostas em uma lista em que é possível clicar para alterar as senhas.

Todas as informações são criptografadas e o Google informa que não pode ver os dados pessoais.

“Criamos o Check-up de senha para que ninguém, incluindo o Google, possa saber os detalhes de sua conta”, diz o Google.

“O Check-up de senha foi criado com total privacidade. Ele nunca relata nenhuma informação de identificação sobre suas contas, senhas ou dispositivo”, alerta a companhia.

>> LEIA MAIS! <<

manageengine
kaspersky
F5 Networks
isc2
security mentor
sophos
tenable

Últimas Notícias do Blog