Backup de dados: Entenda a importância!

Fazer backup de dados é uma ação fundamental para fazer uma cópia de segurança de informações e para liberar espaço de armazenamento, restaurar a configuração de fábrica de seus dispositivos, entre outras necessidades.

Esse procedimento salva nossos arquivos para que possamos usá-los novamente no futuro, de maneira segura. Trata-se de um procedimento tão importante que ele faz parte da rotina de muitas empresas.

O backup existe para auxiliar na prevenção de perda de dados, como no caso de arquivos apagados, ocasionados por falha física ou humana. Muitas informações, sejam elas pessoais ou empresariais, são fundamentais e estão dentro do computador.

No entanto, precisamos salvar todas elas em outro lugar, mas se tivermos algum tipo de problema com o dispositivo, corremos o risco de perder absolutamente tudo que está salvo nele.

Assim como para uma companhia seria muito prejudicial perder dados referentes aos pagamentos de seus clientes, para uma pessoa, também seria um desastre perder informações importantes, como um trabalho acadêmico, por exemplo.

Se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja saber mais, acompanhe a leitura deste artigo. Vamos explicar o que é backup, mostrar como ele funciona e falar um pouco sobre sua importância.

Entendendo o conceito de backup

O backup nada mais é do que uma cópia segura de dados e informações provenientes de um dispositivo de armazenamento, como computadores, tablets e smartphones. Também é possível fazer backup de sistemas, como jogos, aplicativos e softwares.

Todas as informações são levadas para outro ambiente, para que possam ser restauradas e, em caso de perda ou acidente com os dados originais, tudo pode ser recuperado.

Ademais, os dados do backup mantidos em um computador novo devem ser guardados em local seguro, que pode ser uma mídia física ou nuvem.

Agora que você já sabe o que é backup, no próximo tópico vamos mostrar como se dá o seu funcionamento.

Como funciona o processo de backup

Diversas pessoas só aprendem a importância do backup quando perdem informações importantes de seu computador ou dispositivo móvel. Mas fazê-lo regularmente é a melhor forma de manter cópias seguras e atualizadas do que existe em seu dispositivo.

O backup pode ser feito em documentos salvos no seu computador, tablet ou celular, sendo ideal manter as cópias em locais diferentes para garantir que não sejam perdidas. Dentre as formas de fazer backup estão:

1 – Salvar em um HD externo

Você pode fazer backup dos seus arquivos e salvá-los em um dispositivo de HD externo. 

Geralmente, ele possui um bom espaço de armazenamento, pode ser guardado em qualquer lugar e se conecta facilmente com qualquer dispositivo por meio de um cabo USB.

2 – Em dispositivos móveis

Existem aplicativos específicos para fazer backup de vídeos e documentos presentes em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Esses programas permitem que os usuários gravem cópias de suas informações, inclusive mensagens de texto em uma conta do Google.

3 – No computador

Uma das formas mais simples e rápidas é gravar as informações em mídias físicas, como CD, DVD e Blu-Ray. O próprio sistema operacional Windows oferece recursos e programas de gravação para que os usuários possam salvar suas informações com segurança.

Um pouco mais à frente, vamos falar sobre o pen drive personalizado, mas os dispositivos para computadores são baratos e podem ser colocados em locais seguros, como um cofre.

Entretanto, se a quantidade de arquivo for muito grande, é preciso contar com vários CDs e DVDs, além do cuidado para evitar que a mídia seja corrompida.

4 – Backup do pendrive

Esse dispositivo é mais versátil e pode ser usado para guardar cópias de segurança do computador. Podemos manuseá-lo de maneira simples e levá-los para qualquer lugar.

No entanto, se o número de informações for muito grande, você precisa de um pendrive com capacidade de armazenamento maior.

5 – Armazenamento em nuvem

Hoje em dia, é possível contar com recursos online, que permitem armazenar arquivos e diversos formatos, como:

  • Google Drive;
  • Dropbox;
  • SkyDrive;
  • iCloud.

Todos eles podem ser acessados online, mas, para isso, você precisa de uma mídia física. Também é uma forma de manter os arquivos salvos com segurança e, ao mesmo tempo, ter facilidade para acessá-los por meio de qualquer dispositivo.

Você pode fazer uma cópia de segurança de documentos, fotos e vídeos salvos em seu computador, tablet ou smartphone.

Independentemente do tipo de backup que você vai fazer, verifique se nenhum dos arquivos está corrompido, pois alguns fatores externos podem prejudicar as mídias físicas.

Nesse caso, é essencial fazer testes esporadicamente para saber se os dados foram gravados sem maiores problemas.

Antes de iniciar o processo de gravação dos documentos que obteve em espaços para coworking, verifique as condições desses dados, para que você realmente consiga consultá-los futuramente.

Por que é importante realizar o backup de dados

Algumas pessoas acreditam que ter um bom computador é o suficiente para garantir a segurança de suas informações. Mas isso é um erro que pode trazer transtornos de diversos tipos.

O computador está sujeito a vírus e eles podem afetar tudo o que estiver armazenado. Qualquer falta de atenção pode apagar dados e informações cruciais.

Infelizmente, estamos sujeitos a roubos e tudo que estiver armazenado no dispositivo é perdido, caso não exista uma cópia.

Sem falar que o uso incorreto de computadores também pode gerar problemas que levam a perda de informações sigilosas.

Você pode contratar uma empresa de segurança especializada em informações e dados de mídia, mas se for fazer por conta própria, não se esqueça de priorizar os dados exigidos durante uma fiscalização.

Independentemente de qual seja a sua necessidade, é preciso se proteger contra a perda de dados e evitar os transtornos dessa situação. Para isso, existem diferentes tipos de backup, são eles:

Backup incremental

Esse modelo é ideal para copiar apenas arquivos alterados ou criados do zero depois de um backup normal. Tais cópias incrementam as informações que haviam sido salvas antes.

Seja para a organização de documentos empresariais ou para documentos pessoais, o backup incremental não precisa de muito tempo para completar o processo e manter seus dados seguros.

Se for feito de maneira automática, os dados copiados são marcados para evitar novas cópias do mesmo arquivo.

Backup diário

São cópias de segurança de todos os documentos feitos todos os dias, sendo necessário para quem precisa ter a confiança da data de um arquivo.

Esse sistema faz uma marcação na data do backup e não nos arquivos que foram copiados. Dessa forma, podemos ter uma cópia de todos os documentos diariamente.

Backup completo

Esse tipo faz uma cópia de todos os arquivos que uma empresa de serviços terceirizados tem no computador.

Usuários que possuem sistema de automatização também contam com uma ferramenta que faz marcação nos dados copiados, para evitar que as cópias se dupliquem.

Você só precisa fazer o backup completo uma única vez, já que depois pode utilizar outros métodos para manter sua cópia de segurança completa e atualizada.

Backup diferencial

O backup diferencial faz uma cópia dos arquivos criados ou modificados em backups anteriores, considerando apenas o que é diferente da cópia anterior.

Assim sendo, se a empresa faz uso de sistemas de automação, o backup não é marcado. Os arquivos podem ter cópias repetidas, o que acaba por exigir mais espaço de armazenamento e torna o processo demorado.

Para uma empresa de cabeamento estruturado, a vantagem é que, em casos de perda de dados, o tempo para acesso às cópias será maior.

Como automatizar os backups?

Quem precisa fazer backup diariamente sabe que esse processo é muito trabalhoso e pode gerar erros. Por essa razão, recomenda-se utilizar ferramentas de automação durante esse processo.

Boa parte dos sistemas operacionais, como o Windows, contam com assistentes nativos que auxiliam nesse processo.

Também existem softwares pagos ou gratuitos com criptografia, diferentes tipos de backup, que possibilitam um agendamento na cópia de segurança e podem ser sincronizados com outros dispositivos e na nuvem.

Para isso, uma escola fundamental particular pode contar com diferentes softwares que atendam às suas necessidades.

De qualquer forma, é importante fazer o backup para evitar transtornos e problemas dos mais diferentes tipos, inclusive durante uma fiscalização.

Conclusão

Não deixe de fazer cópias das informações de seu computador e outros dispositivos, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer.

Infelizmente, muitas pessoas e empresas só entendem o valor desse processo quando perdem suas informações e os problemas começam a aparecer.

Trata-se de um procedimento simples que pode ser feito por você mesmo ou por um técnico que entenda do assunto.

Escolha as melhores ferramentas para automatizar seus backups, o tipo que atende às suas necessidades e de que maneira você vai guardar todos os seus dados.

Neste artigo, você conheceu o funcionamento desse processo simples, porém, muito importante para a segurança de suas informações e que não deve ser deixado de lado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

security mentor
tenable
manageengine
kaspersky
F5 Networks
isc2
sophos

Últimas Notícias do Blog