Blockchain: Entenda mais sobre essa tecnologia!

Blockchain é uma tecnologia que está mudando a maneira como as empresas trabalham, o que elas fazem e onde fazem. 

Portanto, não estamos nos referindo a uma moda passageira ou a um assunto que tende a mudar.

Na verdade, cada vez mais empresas têm interesse em saber como a tecnologia, que serve como base para o bitcoin, pode direcionar as ideias e os negócios das organizações.

Estamos falando de um recurso que saiu dos bancos e foi parar no gerenciamento de direitos autorais, sendo capaz de trazer grandes transformações, nos mais variados setores.

Com isso, várias mudanças estão surgindo, no que diz respeito à interação entre empresas e clientes, em como as transações são realizadas e em como são operados os dispositivos IoT (internet das coisas).

O objetivo de qualquer corporação é tornar o seu dia a dia mais simples e otimizado, por isso, estão sempre em busca de soluções que possam acompanhar as tendências do futuro.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de Blockchain, como funciona e qual sua importância. 

Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir até o final.

O que é Blockchain?

Blockchain é uma tecnologia usada para simplificar e otimizar transações consideradas complexas, usando, para isso, o compartilhamento de dados de forma rápida, transparente e segura.

Por meio dele, conseguimos registrar fielmente em vários locais diferentes, todas as transações, tais como:

  • Valores;
  • Serviços;
  • Bens;
  • Dados confidenciais.

Esses registros são conhecidos como “blocks” e cada um conta com um histórico criptografado de blocos anteriores, que formam uma cadeia (chain).

Inicialmente, o Blockchain é uma tecnologia que foi explorada pela indústria financeira. 

Embora isso tenha acontecido, as empresas, como uma de locação de sala de palestra, perceberam o potencial dessa tecnologia.

Assim, ela se expandiu, e hoje inclui setores como o de energia, telecomunicações, operadoras de saúde, automotivas e sistemas eleitorais.

Quando falamos sobre esse assunto, automaticamente ele é relacionado às bitcoins, mas o Blockchain não é uma tecnologia feita apenas para essas moedas.

Na verdade, ele é muito importante entre as indústrias e vem sendo muito usado como uma rede segura de dados para muitos setores do mercado, incluindo soluções de cadeias de suprimento e segurança de alimentos.

Entretanto, também é importante dizer que essa tecnologia é muito mais do que um simples banco de dados. 

Trata-se de um protocolo que descreve de que forma as transações são definidas, conectadas, coletadas e transmitidas.

Esses processos trabalham com um consenso para atualizar o banco de dados, então, mesmo que não seja como um tipo de database, muitas implementações dele usam banco de dados para armazenar as informações.

Em um computador completo, os dados são criptografados como sendo uma parte do sistema. 

Com isso, as Blockchains privadas passam a operar por meio de banco de dados, que vêm anexado em cada etapa do processo transacional.

Portanto, agora que você já entende o que é Blockchain, no próximo tópico, vamos mostrar como essa tecnologia funciona.

Explicando o funcionamento da Blockchain

Com essa tecnologia, podemos armazenar moedas digitais, transações de estoque e documentos ilegais.

Trata-se de informações que são incluídas em muitos registros ou listas, todos conectados, que ficam espalhados por uma rede, para fornecer segurança e autenticação em todo o sistema.

A empresa cria uma aplicação que pode ser chamada de “Cliente” ou “Carteira”. Estas são coletadas por um minerador e armazenadas em um bloco. 

Este será anexado ao banco de dados do Blockchain, por meio de um algoritmo consensual.

Uma Blockchain, então, funciona como uma lista de blocos imutável de blocos conectados, e cada um contém uma lista de transações.

Ela inclui uma camada de criptografia que protege os dados de alterações, o que ajuda a melhorar a segurança e a rastreabilidade em diversas transações.

Quanto mais dados uma empresa de entrega de documentos incluir, mais segura será sua Blockchain. Isso porque cada bloco é construído baseando-se na precisão compartilhada do bloco anterior.

Portanto, qualquer pessoa que tente invadir e editar os dados, também precisaria fazer a mais coisa em todos os outros blocos da rede.

No entanto, atenção, embora a Blockchain seja uma boa alternativa para evitar fraudes, ela não é infalível contra segurança mal-feita e práticas de dados ruins.

Apesar disso, estamos falando de uma tecnologia que promete melhorar a segurança das transações feitas por pessoas e coisas, de maneira instantânea, ou melhor dizendo, em tempo real.

Ademais, mesmo o uso dessa tecnologia estando em seu estágio inicial, tem sido muito investigada como um novo tipo de ambiente de dados, que é distribuído para muitos aplicativos e sistemas de rede virtuais.

Uma empresa de aluguel de sala privativa pode usar a Blockchain de várias maneiras, pois ela serve para muitas coisas.

Por exemplo, no caso das operadoras de saúde, é uma maneira de compartilhar dados de pacientes entre elas, seguradoras e os médicos. 

Assim, há uma melhora na precisão e no compartilhamento de informações, o que ajuda a evitar fraudes.

Os bancos podem usar essa tecnologia para compartilharem atividades suspeitas e fluxo de transação. 

As Blockchains permissionadas podem projetar processos de negócio e mover transações do autoatendimento para o escritório administrativo.

Assim, não é necessário para o banco fazer uma reconciliação de dados. E assim como as empresas de controle de acesso biometrico e os bancos podem usar as Blockchains, o comércio e o varejo também podem.

As cadeias de suprimento complexas e os itens que pertencem a elas podem ser rastreados de maneira consistente, fornecendo informações para todas as partes interessadas, incluindo os compradores.

Isso ajudou a melhorar a segurança dos alimentos, razão pela qual muitas cadeias de suprimento de supermercados adotam cedo a Blockchain.

Nos países emergentes, essa tecnologia tem sido usada como um refúgio por conta da alta desvalorização de moedas.

A bitcoin possibilita diferentes opções de gerenciamento de dinheiro para cerca de 2 bilhões de pessoas que ainda não têm conta em banco. 

Além disso, os pagamentos e transferências de um país a outro, sem taxas absurdas como acontece com o dinheiro.

Uma gráfica de impressao digital pode usar a rede de blocos, assim como no caso das empresas de transportes. Aliás, estas podem coordenar rotas e meios de transporte.

É possível atuar com parceiros de ônibus, bicicletas, carros, trens e alternativas para formar um transporte multimodal para os clientes. 

Isso leva a uma transição suave entre os veículos e oferece um pagamento único aos usuários.

Importância da Blockchain

Por meio dessa tecnologia, uma empresa trabalha com mais qualidade, inteligência e rapidez. 

Por isso, vem sendo estudada para diferentes aplicações, como rastreamento de contêineres, pagamentos entre diferentes bancos e até autenticidade de diamantes.

É por essa razão que empresas de todo o mundo e de diferentes mercados, como uma gráfica de banner personalizado, estão atentas.

Mais do que isso, elas também sabem que quase 30% das empresas que mais lucram no mundo estão investindo constantemente nessa tecnologia.

Isso está acontecendo porque muitos empreendedores já perceberam que o Blockchain pode melhorar as operações de sistemas, por meio da redução de custos ou do tempo necessário para realizá-las.

Também muitos outros já perceberam os inúmeros benefícios dos recursos avançados de segurança dessa tecnologia.

Isso, inclusive, tem feito muitos especialistas no assunto a acreditarem que o blockchain pode desencadear um novo modelo de negócio. E quanto mais modelos de negócio, mais receitas são geradas.

Essa tecnologia também pode atuar como uma niveladora econômica, eliminando intermediários e dando preferência para quem cria valores reais.

Trata-se de um recurso que pode diminuir a presença de alguns intermediários, como no caso de bancos, advogados e corretores, mas não exclui o trabalho manual completamente.

Nos processos internos do RH de uma organização, como no caso das empresas fabricantes de elevadores, a Blockchain vai ajudar a criar registros permanentes e transferíveis, por meio do histórico de treinamento de cada colaborador.

Conclusão

Portanto, a tecnologia é necessária para qualquer tipo de corporação. Hoje em dia, independentemente de qual seja a ferramenta que uma empresa usa, ela precisa fazer acompanhar as tendências tecnológicas.

É dessa forma que uma organização é capaz de manter a segurança e o sigilo de informações importantes, referente aos seus processos internos e até aos seus próprios clientes.

A segurança das informações é essencial para manter a qualidade das soluções oferecidas e a privacidade dos dados reunidos pela organização.

Uma das formas de armazenar os dados é por meio da blockchain, e neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o seu conceito, e de que forma ele pode ser trabalhado por várias empresas de segmentos distintos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

tenable
kaspersky
F5 Networks
manageengine
security mentor
isc2
sophos

Últimas Notícias do Blog