Hackers exigem US$ 70 mi para resgate de dados roubados de empresa nos EUA

Um grupo de cibercriminosos russos exigiu, na noite desse domingo (4.jul.2021), o pagamento de US$ 70 milhões para devolver os dados roubados em ataque de ransomware a uma empresa dos Estados Unidos. O ataque hacker foi realizado na última 6ª (2.jul). As informações foram roubados da empresa Kaseya, que é amplamente usada no país e armazena dados de várias companhias em todo o mundo.

Segundo a Reuters, o ataque foi reivindicado pelo grupo russo REvil, que postou o valor do resgate em seu blog.

A Kaseya oferece ferramentas de TI para empresas, incluindo o software VSA, que permite o gerenciamento da rede de servidores, computadores e outros dispositivos. A companhia, com sede em Miami, afirma ter mais de 40.000 clientes em todo o mundo.

De acordo com a Kaseya, menos de 40 clientes foram afetados. Contudo, alguns desses clientes oferecem o software VSA, vítima do ataque, a outros usuários. Assim, o ataque pode ter se espalhado para milhares de empresas.

IMPACTO

Segundo a empresa de segurança cibernética ESET Research, o ataque fez vítimas em 17 países. Uma rede de supermercados da Suécia, por exemplo, teve que fechar 800 lojas nesse fim de semana depois que seu sistema de caixas parou.

O FBI informou que está investigando o caso em conjunto com a CISA (Agência de Segurança de Infraestrutura e Cibersegurança dos Estados Unidos) e outras entidades.

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse no sábado (3.jul) ter ordenado uma investigação para verificar se o ataque foi mesmo feito pela Rússia.

REVIL

O REvil foi responsabilizado por uma série de ataques cibernéticos de alto perfil, incluindo ao TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), à empresa de armas nucleares Sol Oriens, à JBS e aos Laboratórios Fleury.

O grupo explora falhas na segurança de empresas para encriptar e bloquear os seus sistemas e roubar arquivos. Depois, usa os dados obtidos para extorquir as instituições.

tenable
manageengine
F5 Networks
sophos
security mentor
isc2
kaspersky

Últimas Notícias do Blog