Entenda o Protocolo IPv6

Você já deve ter escutado diversas vezes o termo protocolo IP (ou IPv4). Em poucas palavras o protocolo IP é o que define um endereço único para para cada computador, servidor, celular, tablet ou outro dispositivo conectado à rede, e serve como identificador perante toda a rede. Mas você sabe o que é e para que foi criado o protocolo IPv6?

Você talvez ainda não tenha ouvido falar no IPv6, mas como o desenvolvimento e a evolução das tecnologias são constantes, com a internet não poderia ser diferente. Em pouco tempo de existência, ela já abriu espaço para coisas que antes eram inimagináveis, e não é à toa que se fala na necessidade de modernização.

Já parou para pensar no quão incrível é a capacidade da internet de conectar milhões de computadores, celulares e outros dispositivos no mundo todo? A cada dia surgem novos aparelhos que se juntam a essa rede, e devemos considerar a sobrecarga de tantas conexões.

Pensando nisso, é preciso investir em maneiras de aprimorar a internet para que ela possa continuar fazendo bem para a sociedade e permitindo que continuemos a estudar, trabalhar, nos divertir e manter contato com familiares e amigos.

No texto de hoje vamos explicar o que essa “manutenção da internet” tem de relação com o IPv6, simplificando esse conceito. 

O que é o IPv6?

Antes de explicarmos o que é o IPv6 propriamente dito, devemos falar sobre seu antecessor, o IPv4, que é mais conhecido como IP (Internet Protocol ou protocolo de internet). 

endereço de IP nada mais é do que uma sequência numérica que identifica um dispositivo que está acessando a internet. É, literalmente, um endereço que permite identificar de onde a conexão está vindo.

Com o volume intenso de pessoas conectadas diariamente e cada vez mais dispositivos integrados por conta da Internet das Coisas, há uma tendência à sobrecarga desse sistema gigantesco que mantém pessoas do mundo inteiro acessíveis a um clique.

Pode parecer um tanto quanto exagerado, mas, assim como qualquer coisa que excede sua capacidade, a internet pode aos poucos parar de funcionar.

As sequências numéricas disponíveis para o IPv4 estão acabando e daí vem a necessidade de adaptação a um novo sistema que possa comportar esses novos dispositivos. 

É por isso que o IPv6, um novo protocolo de comunicação, foi criado.

Não deixe de se inscrever em nosso canal

Quer saber mais sobre nosso eventos, certificações e workshops.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades:

F5 Networks
sophos
kaspersky
manageengine
tenable
security mentor
isc2

Últimas Notícias do Blog