A tecnologia no mercado de trabalho em tempos de pandemia

Uma vez Steve Jobs disse “A tecnologia move o mundo”, será que ele previa o momento que estamos vivendo hoje?

Não só a vida das pessoas mudou durante essa pandemia, as empresas tiveram que mudar seu método de trabalho para conseguir seu lugar no mercado de trabalho.

O que as empresas ainda estavam descobrindo sobre os benefícios da tecnologia, hoje já está em prática para não ficar fora do mercado e perder clientes.

De certo modo a pandemia nos trouxe um mundo de possibilidades dentro da tecnologia. Fez as empresas enxergarem coisas que ainda não enxergavam, por exemplo, o home office, as reuniões online, o marketing digital.

A tecnologia não parou o seu avanço durante esses anos, mas acho que o momento que ela está mais avançando é durante essa pandemia, onde ela tem sido mais utilizada e está trazendo benefícios para milhares de empresas.

Quer saber mais? Continue lendo.

A Influência Tecnológica

É normal vermos empresa usando software para algumas funções dentro da empresa, por exemplo, controle de ponto de  colaboradores, sistema financeiro, agendamento e etc.

A tecnologia não é mais um diferencial, mas uma obrigação para qualquer empresa. Empresas que não tem recursos tecnológicos pode ficar para trás no mercado e perder clientes.

O que não era necessário no passado, agora se torna um requisito. Cada vez mais a tecnologia favorece mais as profissões e pode ajudar a abrir mais portas para conseguir clientes.

O que antes era um trabalho árduo para conseguir clientes, com a tecnologia começou a ficar mais fácil, não que não tem que se esforçar para isso, mas a tecnologia oferece meios para você aproveitar e gerar mais leads.

O que não falta hoje são softwares para determinadas funções. Todos os segmentos podem usufruir da tecnologia em algum sentido e agora durante a pandemia aquele que não souber utilizar esse meio pode ficar para trás.

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, a disputa entre os concorrentes está cada vez mais difícil, pois mostrar que você é melhor que o seu concorrente não é nada fácil.

Hoje, para se destacar no mercado a empresa precisa de um diferencial. As pessoas não estão procuram apenas um produto ou serviço, elas querem qualidade e benefício, uma marca forte e influente.

Para conseguir isso a tecnologia é a melhor forma que existe.

Por exemplo, o marketing digital oferece uma série de ferramentas onde os profissionais podem postar conteúdos sobre a sua área, educando o mercado e gerando valor para a sua marca.

Como um dentista, pode investir em um blog e produzir conteúdos sobre implante dentário valor, falando sobre os valores, procedimento, dando dicas para pessoas que procuram sobre esse assunto porém não tem conhecimento.

Esse profissional estará educando o mercado e mostrando que ele tem domínio sobre o assunto e gerando valor para sua marca.

Quando um profissional sabe usar a tecnologia a seu favor ele pode ser um destaque no seu segmento.

A tecnologia e o mercado de trabalho durante a pandemia

Com a chegada do Covid-19 a vida de milhões de brasileiros mudou. Suas rotinas de trabalho, suas ferramentas e até mesmo suas estratégias.

Muitas empresas descobriram o que é o home office, gestão de colaboradores online, reuniões onlines e outras ferramentas.

O home office salvou o emprego de muitas pessoas, pois sem poder sair de casa é a única maneira de continuar o seu trabalho. 

Para os gestores talvez seja um desafio acompanhar a produtividade dos seus colabores de longe. Mas existe um sistema de ponto online, onde os gestores acompanham as horas de trabalhos e softwares de relatórios online, as metas que mesmo em casa ainda é possível atingir.

O mundo das reuniões online por mais que seja novo para algumas empresas tem sido a solução para muitos empresários, profissionais da área da saúde, da área jurídica, entre outros.

Por exemplo, a área da saúde está utilizando esse meio para consultas online, com isso, nem o profissional e nem o paciente correm risco pois não precisam sair de casa. Por mais que não sejam todas as consultas que podem ser feitas online ainda é um meio onde por exemplo os dentistas têm se destacado bastante.

Os dentistas podem atender online para falar sobre implante dentário ou cuidados com o aparelho ortodôntico, tirando dúvidas, falando sobre os cuidados necessários e acompanhando seus pacientes mesmo de longe.

Outro benefício que a tecnologia está trazendo para o mercado e está ficando mais forte durante a pandemia é o marketing de conteúdo.

Cada vez mais as empresas têm usado essa estratégia para promover a sua marca e gerar mais leads. Por mais que o objetivo do marketing de conteúdo não seja esse, é um benefício que ele traz.

O marketing de conteúdo tem como objetivo a produção de conteúdos relevantes e ricos de informações para os consumidores. Mas através disso as marcas conseguem gerar mais leads e se tornar mais conhecidas no mercado.

A tecnologia também oferece ferramentas para os profissionais saberem o que seus consumidores tem procurado, o que eles pensam, o que eles leem. 

O investimento em tecnologia tem se tornado cada vez mais normal e trazendo mais resultados para as empresas.

Saber o problema do seu cliente, o que ele precisa, faz você ter mais chances de oferecer um produto ou serviço que ele irá comprar.

Quem utiliza de softwares que faz um levantamento de palavras-chave que são mais procuradas no seu segmento e com essas palavras produz conteúdos informativos, faz o Google entender que você pode ter a resposta para o que a pessoa procura.

Por exemplo, várias pessoas têm procurado sobre lente de contato para os dentes, e a ferramenta que você usa está te mostrando isso. Com essa informação você pode gerar um conteúdo informativo falando os benefícios e cuidados a serem tomados e quando a pessoa procurar sobre isso no Google ele vai mostrar pra ela que você tem um conteúdo sobre isso.

Durante a pandemia é o momento de inovação para não ficar para trás no mercado e uma das melhores formas é a tecnologia, ela pode ser rica de informações, ferramentas e softwares que vão ajudar a sua empresa no momento de crise.

Mesmo em meio a crise o mercado ainda tem passado por várias inovações, tem empresas crescendo por arriscar no que a tecnologia tem oferecido.

Como Steve Jobs disse, a tecnologia está movendo o mundo, agora cabe os profissionais decidirem se vão aproveitar essa oportunidade ou não.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, redatora do Clínica Ideal.

kaspersky
manageengine
tenable
isc2
F5 Networks
sophos
security mentor

Últimas Notícias do Blog